mdf-e-650x340

No início da obrigatoriedade se enquadravam apenas transportes de mais de uma NF-e. Agora qualquer transporte interestadual necessita da emissão do MDF-e.

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente para substituir o Manifesto de Carga modelo 25. Com ele é possível vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada. Sendo um documento eletrônico existe apenas digitalmente, não possuindo um modelo físico, mas pode ser impresso um resumo que é o DAMDFE (Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), para acompanhar o transporte e consequentemente informar o trânsito dos documentos da carga.

MAS COMO SABER SE SUA EMPRESA É OBRIGADA A EMITIR O MDF-E?
  • Se a sua empresa tem veículo próprio para entrega, nas operações interestaduais, deverá emitir o MDF-e
  • Se utilizar transportador autônomo (motoboy, pessoa física propietária de veículo de carga e afins) nas operações interestaduais deverá emitir o MDF-e
  • Se o o produto for entregue por empresa transportadora é obrigação da empresa contratada emitir o MDF-e.

O MDF-e proporciona benefícios a todos os envolvidos na prestação do serviço de transporte.

Consulte seu contador para saber se sua empresa se enquadra na obrigatoriedade deste documento. Se a resposta for sim conheça a solução MDF-e do software Memphis – Gestão Empresarial. Desenvolvemos este recurso para atender todas as exigências legais. Agende uma visita com um de nossos representantes, que vamos até a sua empresa para fazer uma demonstração prática.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta