O que é o departamento fiscal
É a área responsável principalmente pela gestão dos aspectos tributários de uma empresa, que controla e acompanha diretamente todas as atividades que possuem ligação direta com os tributos, a fim de realizar a adequação e otimizar o planejamento tributário.
Isso inclui acompanhamento e interação com outros departamentos, visto que outras áreas também possuem rotinas que interferem nas questões fiscais da empresa, o que faz com que o foco da gestão fiscal não deva estar apenas na área responsável pelos impostos.

Por que este departamento é importante para as empresas?
É este departamento que garante a segurança fiscal da empresa através de orientações ao cliente, direcionamentos e atualização de legislações. É o departamento responsável pela escrituração de todos os documentos fiscais (entradas, saídas e prestações de serviços), pela apuração e a preparação das guias de recolhimento dos impostos Federais, Estaduais e Municipais. É ele o responsável por garantir que uma empresa cumpra todas as obrigações legais. Além de ajudar a reduzir custos e contribuir para uma gestão mais eficiente.

A gestão fiscal, quando realizada de forma inadequada é um dos grandes motivos para levar uma empresa a falência.

Como é uma área que exige mão de obra especializada e conhecimento constante sobre legislações e suas mudanças, muitas empresas optam por procurar um escritório contábil para desempenhar esta importante função. E mesmo para aquelas empresas que possuem um Departamento Fiscal próprio, o escritório contábil continua sendo um importante parceiro comercial que contribui muito na busca por uma gestão fiscal sadia e legal.

Caso tenha alguma dúvida nesta área ou ainda não tenha o auxílio de um escritório contábil entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo (la).

Comentários

Comentários