Que muita gente quer empreender não é nenhuma novidade. Ser dono do seu próprio negócio, fazer as coisas do seu jeito, ter autonomia e melhor: escolher algo que você goste, e ainda ganhar dinheiro com isso, é o que muitas pessoas têm buscado. Mas não basta começar um negócio apenas como “fé e coragem”, como diz o ditado popular, é preciso se preparar para este grande passo! Para isso, preparamos dicas preciosas para você:

Conheça-se: Você precisasaber qual é o seu perfil e qual papel você conseguirá desempenhar no seu negócio.

Sua habilidade pode ser mais voltada a:

– Empreender, direcionando o negócio e tomando decisões;

– Gerir, fazendo a administração da empresa;

– Operar, executando as tarefas.

Se o seu perfil for mais voltado a empreender, você precisará de alguém para gerir e operar, se for mais voltado a operar, precisará de alguém para empreender e gerir.

-Prepare-se: Empreender é muito mais do que conhecimento de produto ou de solução. É estar preparado para o mercado, ter dinheiro suficiente para investir no negócio e fazê-lo girar, lidar com fornecedores e clientes, e muito mais.

Uma dica interessante é montar um plano de negócio bem estruturado. 

Seja aberto às mudanças: Você estruturou o seu negócio e está começando a dar o primeiro passo, só que no meio do caminho você percebe que talvez ele tenha que ser feito de um outro jeito para que realmente dê resultado. Que bom que percebeu a tempo, e que ainda tem a chance de fazer diferente, antes de perder dinheiro, não é mesmo?

A primeira pergunta que você deve se fazer é: “eu quero ou não lucrar com o meu negócio?” Simples assim! Se quer obter lucros, precisará ter a mente aberta para qualquer mudança necessária no meio do caminho, mesmo que seja para alterar completamente a estrutura do seu negócio.

Procure não se apegar. Lide com tudo de forma madura e profissional.

Comentários

Comentários