
Diversos motivos podem contribuir para as dificuldades iniciais na vida do novo empreendedor, mas existem alguns erros que podem ser evitados e assim tornar esta jornada mais fácil e segura.
Conheça alguns dos erros mais comuns ao abrir uma empresa:
Falta do Plano de Negócios: além do documento técnico e burocrático, o plano de negócios oferece um norte para os objetivos e metas, garantindo mais clareza nas fases iniciais.
Atuar Informalmente: a informalidade nem sempre é proposital, afinal existem diversas nuances as quais nem sempre o dono da empresa conhece, mas a formalização da empresa ajuda a evitar penalidades fiscais e problemas jurídicos. Com isso ajuda também a manter orçamento da empresa, sem surpresas financeiras indesejáveis.
Falta de um Planejamento Financeiro: saber onde, como e porquê investir, seja em tecnologia, propaganda, pesquisa de mercado e contador. Este planejamento anda lado a lado com o Plano de Negócios.
Não ter um contador: por mais que pareça óbvio, muitas empresas deixam de lado esse detalhe importante, e acabam nem pesquisando antes de escolher a pessoa que irá ajudá-lo a cuidar do seu negócio. O contador pode auxiliar a empresa em seu plano, ajudar na elaboração dos seus preços de vendas, seja para produtos ou serviços, orientar seu planejamento tributário e ainda oferecer uma análise financeira/econômica do crescimento da nova empresa.
Se tem dúvidas sobre a melhor forma de abrir ou tirar melhor proveito de sua empresa, entre em contato conosco, a Pacto & Byte’s está sempre disposta a ajudar.