A contabilidade é uma das áreas fundamentais para qualquer organização. O controle de tributos e questões fiscais é obrigatório e depende essencialmente do apoio de profissionais qualificados que atendam às demandas da empresa e ajudem os empreendedores a definir estratégias para os negócios.

Por que contratar um contador?

A contratação de um contador é um processo obrigatório para todas as empresas, com exceção dos microempreendedores individuais. Além de cumprir com uma série de normas, o contador contribui para o crescimento das organizações, realizando análises aprofundadas de dados e dando uma visão externa do negócio para os empreendedores. Nesse sentido, é importante contar com um profissional experiente ou um escritório de contabilidade especializado para que não ocorram erros ou equívocos no planejamento tributário.

Como contratar um bom contador? O que avaliar?

Alguns critérios essenciais a serem analisados antes de realizar a contratação de contador, são:
tempo de mercado: além de ser mais confiável, profissionais que já atuam há mais tempo em determinado segmento têm maior domínio das atividades realizadas, agilidade e conhecimento das demandas das empresas.
especialidade do escritório de contabilidade: o foco em um setor específico como o de tecnologia e inovação facilita o desenvolvimento do negócio, para identificação de oportunidades, benefícios e incentivos fiscais. Alguns setores como o de tecnologia e inovação são marcados por constantes mudanças na legislação, que demandam pesquisa e conhecimentos específicos.
referências: ao buscar um contador é importante verificar quais clientes já foram atendidos e se as avaliações do profissional ou do escritório de contabilidade em questão são positivas. Questione sobre a agilidade e a segurança dos serviços prestados, bem como o quanto o contador contribuiu para a execução de processos e o crescimento dos negócios.
preço: o valor dos serviços prestados não deve ser prioridade ao contratar um contador. Isso porque existem várias opções com baixo custo, mas que não atendem aos objetivos específicos da organização e limitam o papel que um contador pode desempenhar. O mesmo vale para os serviços digitais. A contabilidade online pode ser muito positiva e ter um valor inferior, porém é importante avaliar as formas de suporte e se os serviços prestados irão atender as demandas do negócio.

Quando contratar um contador?

O momento ideal para o empreendedor contratar um contador é antes de iniciar a prestação de serviços ou a venda de produtos da empresa. Quando alguma dessas atividades são realizadas sem emitir nota fiscal, o empreendimento deixa de tributar impostos, configurando sonegação fiscal. Assim, é essencial que o fundador e os sócios do negócio regularizem a situação do negócio, estabelecendo um contrato social adequado, definindo o objeto social e o regime de tributação com o apoio de especialistas. Esse processo irá evitar processos fiscais, trabalhistas e eventuais prejuízos financeiros.

No caso dos empreendedores que atuavam como microempreendedores individuais (MEI) e fazem a transição para micro empresa, também é obrigatório realizar a contratação de um contador para auxiliar na mudança e cumprir com as demais obrigações fiscais do modelo.

Fonte: Jornal Contábil

Comentários

Comentários