É sabido que a tecnologia avança muito a cada ano. No entanto, nos últimos meses, devido à pandemia, algumas ferramentas e hábitos viraram uma alternativa extremamente funcional e necessária, tanto para pessoas comuns, como para empresas.

Alternativas como a videoconferência, tornaram possível não apenas a aproximação de pessoas queridas que não podem se ver, devido esse período de pandemia que vivemos, mas também o caminhar de muitas empresas.

A videoconferência online é usada tanto para a realização de reuniões, como para o atendimento ao cliente. Afinal de contas, ela permite a conexão de duas, ou mais pessoas, independentemente de onde elas estejam, ou do assunto a ser tratado.0

Por isso, muitas empresas têm adotado essa alternativa, tanto nos processos internos, como no atendimento ao cliente, e os resultados têm sido muito promissores. Se você está pensando em começar a usar essa ferramenta, vale a pena ver como incorporar a videoconferência como diferencial competitivo no atendimento ao cliente.

Videoconferência pode ser um diferencial competitivo no atendimento ao cliente

Estamos vivendo um período em que sair de casa sem um motivo de extrema importância não é recomendado. Diante disso, as empresas vêm investindo cada vez mais em maneiras virtuais de oferecer seus produtos e serviços e se conectar com seus clientes.

Atendimento através de aplicativos de mensagens, via telefone, e-mail, ou mesmo chat on-line, são as alternativas mais comuns para essa comunicação. No entanto, nem sempre essas alternativas são o melhor caminho.

Empresas e comércios como lojas de roupas, calçados e acessórios, itens de decoração, assim como serviços de assistência à saúde, entre outros, podem contar com as videoconferências como um diferencial.

Isso porque essa ferramenta promove uma proximidade maior, trazendo aos clientes a sensação de estarem presentes no ambiente comercial, mesmo estando seguros em casa.

Outra vantagem das videoconferências, é a redução de custos, relacionada às reuniões empresariais internas, ou mesmo com clientes. Além da economia dos profissionais, ou clientes, relacionada a locomoção, existe a economia da empresa também, visto que a hora de cada funcionário possui um custo.

Além de tornar os processos de atendimento ao cliente mais ágeis e eficientes, as videoconferências podem aumentar os ganhos das empresas, trazendo uma maior produtividade e fluxo de informações.

Benefícios que as empresas têm ao utilizar as videoconferências

O mundo dos negócios passou por diferentes mudanças nos últimos meses e a tendência é de, inclusive, os pequenos negócios investirem cada vez mais na tecnologia. E com muitos setores trabalhando em home office, utilizar ferramentas baratas e mais simples, como a videoconferência, é investir em um método eficiente.

Por meio dela é possível se comunicar com potenciais clientes, sanando dúvidas, demonstrando novos produtos, entre outros. Ela ainda elimina barreiras geográficas, permitindo que as empresas alcancem clientes em diferentes regiões do País, até a nível mundial, conforme o nicho de mercado.

Sem contar que a videoconferência possibilita um atendimento mais humanizado, já que o cliente não somente ouve a voz, mas consegue ver a expressão facial e linguagem corporal do atendente.

Além disso, é uma ferramenta perfeita para os funcionários, já que estes podem realizar reuniões on-line de qualquer lugar com a equipe, por exemplo. Assim, eles podem estar sempre por dentro de novas mudanças na empresa, bem como compartilhar experiências, sanar dúvidas e se manterem conectados com todos os profissionais que fazem parte do quadro de funcionários.

O que considerar ao investir em videoconferência para o atendimento ao cliente?

É importante considerar que os clientes estão cada vez mais exigentes, e conectados. Unindo esses dois pontos, a sua empresa poderá oferecer o que eles buscam por meio da videochamada.

Mas, antes de investir nesse tipo de atendimento, é importante considerar alguns pontos, como:

Conexão com a internet

Para evitar atrasos e outros problemas de conexão durante a sua videochamada, verifique e garanta que você tenha boa conectividade.

Equipamentos

Não deixe de considerar todos os equipamentos necessários para realizar uma videoconferência. Ou seja, verifique se a webcam, fones de ouvido, microfone, notebook e outros equipamentos estejam funcionando perfeitamente. Faça testes antes de iniciar qualquer chamada de vídeo.

Ambiente

Verifique a iluminação do local a ser realizada a sua videochamada e considere tudo ao redor. O local que irá aparecer no vídeo precisa ser o mais profissional possível. Portanto, confira todo o cenário e ajuste-o, inclusive, o plano de fundo da sua tela para que não desvie a atenção dos participantes da videoconferência.

Treine os colaboradores

O treinamento da equipe de atendimento é essencial para ajudar a reter clientes. Eles precisam conhecer a empresa e seus produtos para ajudar os clientes em caso de dúvidas, bem como em convencer sobre as compras.

Agora que você sabe como incorporar a videoconferência como diferencial competitivo no atendimento ao cliente, será bem mais simples aumentar os seus rendimentos e fidelizar seus clientes.

Comentários

Comentários